terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Feminino na Música _Sinopse de trabalho

Questão e Objectivo

“Como são vistas as mulheres nas bandas pop/rock, enquanto elementos criadores de música?”

Breve introdução

É natural ouvir-se dizer que existe uma inexistência, ou uma irrelevância da mulher no cenário da composição musical no meio da música rock.
Ao longo da História da Humanidade, o trabalho e a acção da mulher foram inferiorizados e de algum modo negligenciados, uma vez que estava obedientemente dependente sob a forma tutelar omnipresente do homem.
Assim, desde os tempos remotos, a ocupação da mulher resumia-se principalmente à sua função de mãe, dona de casa e conjugue.
No entanto, a partir da segunda metade do século XX, a mulher começa a ter algum destaque em diversas áreas, assim como na música pop/rock, mas mesmo assim, em número bem inferior aos homens.

“Qual o papel da mulher no pop/rock?”

A música tem a sua origem nos primórdios da civilização. A palavra música deriva da arte das musas tendo como referência a mitologia grega.
Ao longo dos tempos a música vai conquistando o seu espaço adquirindo novas ferramentas como o órgão nas igrejas, o alaúde, a chamarela, etc.
Na Idade Média surge uma mulher notável que se destaca no panorama musical, sendo considerada uma das compositoras mais importantes de todos os tempos: Hildegarda, natural de Bingen, uma monja beneditina alemã, mística, filósofa, visionária, escritora (escreve também sobre medicina natural, tratamentos de diversas doenças, alimentação, pedras preciosas, etc.) e compositora, conhecida como a Sibila do Reno.
Com o passar dos séculos, a mulher começa gradualmente a ter um papel mais participativo na música, sendo actualmente melhor aceite a nível social.

“Onde estão as mulheres na música pop/rock?”

“Como é que as mulheres e o feminino têm sido representados na música pop/rock?”


Assim, o meu objectivo será investigar qual o papel das mulheres nas bandas pop/rock e perceber de que forma estas são vistas pela sociedade num meio maioritariamente masculino.
Sabe-se que a música rock iniciou-se nos anos 50 com o rock n´roll de Bill Halley, mas só na década a seguir é que se começa a revelar a presença do sexo feminino.
Mas com a revolução sexual nos anos 70 e a ascendência da música folk em convergência com o rock, as mulheres como Joan Baez e posteriormente Janis Joplin, que se tornou um ícone e um exemplo a seguir, emancipando o papel da mulher no rock, integrando-se no cenário musical do rock como compositoras e intérpretes.

Universo de Estudo/Metodologia/Contexto de Estudo

Universo de Estudo

O meu universo de estudo irá centrar-se no Centro Comercial Stop, procurando investigar quais as bandas que lá ensaiam e que possuam elementos femininos (vocalistas, baixistas, bateristas…).

Metodologia (com?onde?com quê?)

Primeiro será feita uma pesquisa sobre as bandas que ensaiam no Stop com elementos femininos.
Segundo, elaborar entrevistas, acompanhar ensaios, acompanhar concertos, entrevistar público assistente nos concertos, questionando-os o que os leva aos concertos, qual o impacto da imagem da banda no público e qual a importância que a banda dá à sua imagem.
Terceiro, concretização de uma revista/fanzine para o Stop, de forma a divulgar os eventos realizados. Concretização de uma colectânea com uma música de cada banda estudada associando um dvd que consistirá num documentário de todo o acompanhamento processual de todo o estudo.
Contexto de Estudo
O contexto de estudo centra-se na questão do feminino na música, isto é, qual o papel da mulher na música pop/rock. Será realizada uma análise a várias bandas que ensaiam no Centro Comercial Stop e que possuam elementos femininos.

Calendário
Quando? Em quanto tempo?


Trabalho será desenvolvido durante o ano lectivo de 2008/2009.

1º -Recolha de informação, leitura e reflexão de textos, livros, etc. – De Julho a Dezembro 2008
2º-Trabalho de campo – acompanhamento de ensaios, concertos, entrevistas às bandas, etc. – De Janeiro a Abril de 2009.
3º- Elaboração do Relatório Final – De Abril a Junho de 2009
4º- Elaboração do Projecto prático – em paralelo com o trabalho de campo.


[Novembro 2008]

Sem comentários:

Enviar um comentário