quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

_primeiras presenças femininas no rock_05

Nico, uma alemã, que se mudou para Nova Iorque decidida a ser actriz, inscreve-se na escola de Strassberg´s Method School, na qual foi colega de turma de Marilyn Monroe.
Mas em 1964, conhece o guitarrista dos Rolling Stones numa festa, que ficou impressionado com tom sexy e sombrio da sua voz, convencendo-a a cantar. “I´m not saying”, produzido por Jimmy Page foi o seu primeiro trabalho como cantora.
De volta a Paris, Nico conhece Bob Dylan, que impulsiona sua carreira como cantora, dando-lhe uma das mais belas rock-songs já feitas: "I'll Keep It Mine", gravada no seu disco de estreia, "Chelsea Girl".
(…)
Dylan também fez uma música em homenagem a Nico, chamada "Visions Of Johanna", que se encontra no seu clássico disco "Blonde On Blonde". De vota a Nova Iorque, Dylan apresenta-a ao artista plástico Andy Warhol.
Reza a lenda que a primeira coisa que Nico falou a Andy Warhol foi "eu quero cantar". Andy, diante do pedido, apresentou-a a seus protegidos, o Velvet Underground, até então uma banda de barzinhos. Nico ficou um ano a tocar com a banda, de bar em bar. Lou Reed fez especialmente pra ela clássicos do rock como "Femme Fatale", "All Tomorrow Parties" e "I'll Be Your Mirror", canções atormentadas que só poderiam ser cantadas pela voz misteriosa e desesperada de Nico.

Nico - I'm Not Sayin' (1965)

Nico - Femme Fatale



Link oficial: http://smironne.free.fr/NICO/
Mais info biográfica de Nico:
http://www.screamyell.com.br/musica/nico.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nico
link relacionado: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Velvet_Underground


bibliografia: http://www.screamyell.com.br/musica/nico.html

Sem comentários:

Enviar um comentário